Fisco alerta para mensagem falsa

Fisco alerta para mensagem falsa

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) publicou um aviso no seu site a alertar os contribuintes para uma caixa de texto falsa que surge em alguns computadores quando se acede ao Portal das Finanças.

 

Embora pareça ser uma mensagem do site oficial da AT – contendo até a frase “Bem-vindo ao Portal das Finanças” – a janela em causa é “gerada por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores”, aparecendo no ecrã quando um contribuinte navega no site do fisco, explica a AT numa nota divulgada nesta terça-feira.

No aviso aos contribuintes, a AT faz uma reprodução da mensagem fraudulenta, cujo objectivo passa por “convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação” no site. Na janela, que o fisco pede para ser ignorada, pede-se ao contribuinte que índique o “número do cartão”, o código de segurança e uma qualquer data de validade.

As Finanças sublinham que “em caso algum” essas informações devem ser fornecidas, porque a “mensagem é falsa”. A AT recomenda que os utilizadores verifiquem se têm o antivírus actualizado e que confirmem “junto da fonte sempre que, através de mensagens electrónicas ou sites da Internet, seja pedida qualquer acção ou interacção”.

Não é a primeira vez que as Finanças alertam para situações semelhantes. Ainda no ano passado chegou a circular um email fraudulento, assinado por um falso “chefe de Finanças” não identificado, a avisar o contribuinte de que tinha dívidas por regularizar. O objectivo do email passa exactamente por levar os utilizadores a carregarem numa ligação, instalando, sem darem conta, software malicioso.

Mas houve mais. O Portal das Finanças tem, desde o início de Fevereiro, um novo design na sua homepage (idêntico ao do portal do e-factura) e uma nova área dedicada ao IRS. Só que alguns meses antes, em Novembro, a AT viu-se obrigada a esclarecer os contribuintes de que nada mudara no site. Isto porque um email anunciava então um “Novo Portal das Finanças Online”, que não deveria ser confundido com o verdadeiro portal da AT. Nos seus emails oficiais, indica sempre o nome do contribuinte a quem se dirige e o respectivo Número de Identificação Fiscal (NIF).